Mediotec

MedioTec Santa Catarina

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Santa Catarina – Confira todas as informações disponíveis sobre o Mediotec SC 2017

O MedioTec é o mais novo programa educacional do governo que procura trazer oportunidades de formação técnica e profissional. Criado pelo Ministério da Educação no âmbito do Pronatec, o MedioTec terá beneficiários específicos: estudantes do ensino médio das rede públicas de educação. O MedioTec Santa Catarina 2017 ainda não abriu suas inscrições, mas já sabemos algumas das cidades que receberão os cursos e a quantidade de vagas oferecidas no estado.

O programa oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes totalmente gratuitos, em uma parceria entre instituições de ensino públicas e privadas. Para se inscrever, é preciso, primeiro, saber se o MedioTec oferecerá cursos na sua cidade e, segundo, ser um estudante do ensino médio regular de uma escola pública. Serão apenas 250 vagas em todo o estado, e terão prioridade os alunos que apresentam maior grau de vulnerabilidade social, de acordo com o levantamento de características socioeconômicas (renda, ser beneficiário do Bolsa Família, etc.) e sociodemográficas (bairro em que vive, etc.), de maneira a contribuir para a sua inclusão social e ampliar suas chances de inserção profissional.

O MedioTec surge como uma iniciativa para acelerar o processo de reforma educacional promovido pelo governo do Presidente Michel Temer e o seu ministro da Educação, Mendonça Filho. O projeto permitirá ao estudante do ensino médio concluir a educação básica ao mesmo tempo em que conclui o ensino técnico, tornando a transição entre a formação e o mercado de trabalho formal muito mais rápida.

MedioTec SC 2017 – Informações

O MedioTec Santa Catarina 2017 acontecerá através da parceria entre instituições de ensino técnico públicas e privadas, seguindo o mesmo modelo já formalizado pelo Pronatec. Em abril, a SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) receberá propostas das instituições privadas que desejam oferecer as vagas pré-definidas pelo MEC. Ao total, serão oferecidas 82 mil vagas em cursos técnicos totalmente gratuitos em todo o país, somente neste ano. O governo já disponibilizou a essa iniciativa 700 milhões de reais.

Os cursos MedioTec SC 2017 serão cursados simultaneamente ao ensino médio, colocando os estudantes em um turno de aulas integral. Segundo o MEC, a oportunidade de realizar o ensino profissionalizante ao mesmo tempo em que o ensino básico é concluído pode contribuir para a diminuição da evasão escolar.

A evasão escolar no Brasil é grande durante o ensino médio porque é nesta etapa que os jovens em situações de vulnerabilidade social sentem a necessidade de ingressar no mercado de trabalho.

mediotec santa catarina

Veja abaixo o cronograma previsto pelo MEC para o funcionamento do MedioTec SC 2017:

Abril O MEC receberá propostas de instituições privadas que desejam participar do MedioTec.
Maio Divulgação do resultado final com a lista de instituições que oferecerão cada curso.
Junho Disponibilização da lista de cursos e instituições ofertantes para as Secretarias Estaduais de Educação (SEDUCs).
Julho Inscrições e seleção dos estudantes, feita pelas SEDUCs.
Agosto e setembro Início das aulas.

MedioTec SC – Inscrições

As inscrições MedioTec Santa Catarina 2017 ainda não foram abertas. Ao longo dos próximos meses, o MEC divulgará mais informações sobre a seleção e as instituições que ofertarão as vagas. Até agora, sabemos algumas informações definitivas sobre o programa:

http://mediotec.pro.br

  1. Poderão se inscrever os estudantes do ensino médio da rede pública de educação.
  1. Durante a seleção, terão prioridade os jovens cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, assim como jovens em condições de vulnerabilidade e risco social, de forma a contribuir com o processo de inclusão social e produtiva e gerar oportunidades a esses estudantes.

Cursos MedioTec SC

De acordo com o MEC, os cursos escolhidos para serem oferecidos em cada cidade têm relação direta com o mercado de trabalho local. Isso facilitará o ingresso dos jovens recém-formados no ensino técnico, e também promoverá parcerias entre as empresas e as instituições de ensino, de forma a criarem vagas de estágio para os estudantes.

http://mediotec.pro.br

Em Santa Catarina, são apenas quatro cursos oferecidos em três cidades do estado: Criciúma, Joinville, Canoinhas, Balneário Piçarras, Bombinhas, Concórdia, Garopaba, Laguna, Pomerode, São José, Urubici, Florianópolis, Gravatal, Palhoça, São Bento do Sul, Tubarão e Videira. Entre eles estão:

  • Curso técnico de Enfermagem MedioTec SC
  • Curso técnico de Informática MedioTec SChttp://mediotec.pro.br
  • Curso técnico de Mecânica MedioTec SC
  • Curso técnico em Plásticos MedioTec SC
  • Curso técnico de Agenciamento de Viagens MedioTec SC
  • Curso técnico em Eventos MedioTec SC
  • Curso técnico de Gastronomia MedioTec SC
  • Curso técnico em Serviços de Alimentação e Bebidas MedioTec SC
  • Curso técnico de Recepção MedioTec SC
  • Curso técnico de Entretenimento MedioTec SC

As instituições de ensino que oferecerão cada curso ainda não foram divulgadas pelo MEC, que, em abril, fará essa seleção. Em junho, saberemos mais detalhes sobre os cursos, as instituições e como será o processo de inscrição. Fique atento ao nosso site para não perder nenhuma novidade!

MedioTec SC Vagas

Serão 250 vagas MedioTec SC confirmadas em 2017 no estado. Veja as cidades abrangidas pelo MedioTec Santa Catarina, os cursos técnicos oferecidos e o número de vagas:

CANOINHAS Técnico em Enfermagem MedioTec Canoinhas 2017 50
CRICIÚMA Técnico em Informática MedioTec Criciúma 2017 50
JOINVILLE Técnico em Informática MedioTec Joinville 2017 75
JOINVILLE Técnico em Mecânica MedioTec Joinville 2017 25
JOINVILLE Técnico em Plásticos MedioTec Joinville 2017 50

Além dessas destacadas, estão outras oportunidades que ainda não possuem data e número de vagas confirmadas.

MedioTec Santa Catarina
5 (100%) 1 voto