Mediotec

MedioTec Roraima

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Roraima – Saiba quem pode participar e como se inscrever no MedioTec RR 2017

O MedioTec Roraima, lançado pelo Ministério da Educação como programa técnico para o Ensino Médio em 2016,  nasceu a partir do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) com o intuito de formar técnica e profissionalmente jovens estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho. O ministro da Educação, Mendonça Filho, prevê para 2017 o total de 82 mil vagas em todo o país.

O MedioTec foi criado com o intuito de acelerar o processo de reforma do ensino médio proposta pelo Presidente Michel Temer e conhecida como”Novo Ensino Médio“, sendo um curso exclusivo para estudantes do ensino médio.

O MedioTec é gratuito já que é voltado para estudantes do ensino médio regular das redes públicas de educação, fornecendo-lhes ensino técnico em conjunto com o ensino médio regular. Por isso, o MedioTec traz a dupla certificação: tanto no nível médio quanto no nível técnico.

MedioTec Inscrições Roraima 2017

MedioTec Roraima 2017 é um programa divulgado recentemente, por isso não há data determinada para as inscrições. Contudo, a expectativa é de que as inscrições devem iniciar pelo segundo semestre de 2o17.

Durante a seleção, terão prioridade os estudantes em situações de vulnerabilidade social. Serão priorizados, também, os estudantes dos dois últimos anos do ensino médio, pois eles poderão se formar simultaneamente na educação básica e no curso técnico, garantindo a dupla certificação.

Ao oportunizar a formação no ensino técnico concomitantemente aos últimos anos da educação básica, o MEC estima que o abandono escolar diminua. Além disso, a proposta do MedioTec 2017 é oportunizar aos jovens a ocupar posições mais favoráveis dentro do mercado de trabalho formal ao concluir o Ensino Médio.

Veja mais detalhes sobre as possíveis datas abaixo:

Abril O MEC receberá propostas de instituições privadas que desejam participar do MedioTec.
Maio Divulgação do resultado final com a lista de instituições públicas/privadas que oferecerão cada curso.
Junho Disponibilização da lista de cursos e instituições ofertantes para as Secretarias Estaduais de Educação (SEDUCs).
Julho Inscrições e seleção dos estudantes, feita pelas SEDUCs.
Agosto e setembro Início das aulas.

Acompanhe o site do MEC para não perder nenhuma novidade relativa ao MedioTec RR 2017.

MedioTec RR 2017 Informações

Estudantes do ensino médio de escolas públicas terão a oportunidade em 2017 de fazer um curso técnico no turno oposto aos das aulas do ensino médio regular. Isso porque a criação do MedioTec é paralela à flexibilização da grade curricular do ensino médio, medida proposta pelo MEC em 2016 que ficou conhecida como “Novo Ensino Médio”.

O MedioTec irá contar com uma parceria entre escolas da rede pública e privada, sendo grátis já que será totalmente custeado pelo MEC. Os cursos técnicos que serão oferecidos pelo MedioTec RR 2017 se basearão estritamente na demanda do mercado de trabalho do estado e de cada região destes.

mediotec roraima

Como a implantação do novo ensino médio não deverá acontecer até 2018, já que ele depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o MedioTec Roraima se tornou um meio de avançar nos objetivos do Governo Federal, criando 82 mil vagas para jovens estudantes cursarem o ensino técnico e profissional de forma gratuita e agilizando inserção destes no mercado de trabalho.

Cursos MedioTec RR

Os cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos pelo RR MedioTec 2017 serão totalmente gratuitos e concederão assistência estudantil. A carga horária mínima será de 800 horas. Os cursos ocorrerão simultaneamente ao ensino médio, contribuindo para a diminuição do abandono escolar e para a criação de melhores oportunidades de formação e renda para jovens em condição de vulnerabilidade social.

mediotec rr

Em Boa Vista, serão oferecidos dez cursos técnicos gratuitos. Confira a lista completa:

  • Curso de Edificações MedioTec 2017
  • MedioTec Curso de Administração
  • Curso de Eletrotécnica MedioTec 2017
  • MedioTec Curso de Enfermagem
  • Curso de Logística MedioTec 2017
  • MedioTec Curso de Mecânica
  • Curso de Redes de Computadores MedioTec 2017
  • MedioTec Curso de Segurança do Trabalho
  • Curso de Informática MedioTec 2017
  • MedioTec Curso de Radiologia

MedioTec RR Vagas

Serão 2.025 vagas distribuídas em dez cursos técnicos em Boa Vista. Em 2017, ela será a única cidade contemplada pelos cursos MedioTec Roraima 2017.

Veja a relação do número de vagas para cada curso abaixo:

Técnico em administração MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em edificações MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em eletrotécnica MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em enfermagem MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em informática MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em logística MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em mecânica MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em radiologia MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em redes de computadores MedioTec Boa Vista 2017 200
Técnico em segurança do trabalho MedioTec Boa Vista 2017 225
MedioTec Roraima
4.3 (86.67%) 6 votos