Mediotec

MedioTec Rondônia

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Rondônia – Saiba tudo sobre os cursos MedioTec RO 2017

Após o Pronatec disponibilizar milhões de vagas em todo o Brasil para cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, agora chegou a vez do MedioTec, o mais novo programa do Ministério da Educação (MEC). Destinado aos estudantes do ensino médio público, o MedioTec Rondônia 2017 irá levar a qualificação profissional gratuita para jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho formal, contribuindo para a diminuição do abandono escolar num período em que essa taxa é grande: o ensino médio.

Ao possibilitar a formação profissional simultaneamente ao ensino médio, o MedioTec RO 2017 trará aos estudantes a oportunidade da formação técnica e da inserção no mercado de trabalho formal. Os cursos MedioTec ocorrerão no turno inverso ao das aulas do ensino médio e serão ofertados de acordo com a demanda do mercado de trabalho de cada estado e região.

Poderão se inscrever no MedioTec Rondônia 2017 os alunos do ensino médio regular público. Mas, antes, é preciso saber se o programa contemplará sua cidade. Em Rondônia, serão apenas 125 vagas a serem ofertadas neste ano. As inscrições ainda não foram abertas, mas a previsão é de que elas poderão ser feitas em julho. O início das aulas ocorrerá somente no segundo semestre deste ano.

MedioTec RO 2017 – Informações

O MedioTec ofertará 82 mil vagas em cursos técnicos gratuitos este ano. A carga horária dos cursos é de, no mínimo, 800 horas, com duração entre um a dois anos e meio. Seguindo os modelos do Pronatec, o RO MedioTec 2017 contará com um sistemático controle de qualidade e indicador de evasão.

O principal objetivo do MedioTec Rondônia 2017 é estabelecer o contato entre os estudantes do ensino médio e a formação técnica, expandindo suas possibilidades de atuação profissional. Segundo o MEC, através do MedioTec a transição entre o ensino básico e o mercado de trabalho formal será mais rápida, proporcionando aos jovens oportunidades que, antes, eles não teriam. O MedioTec poderá ser cursado simultaneamente aos últimos anos do ensino médio, oportunizando a dupla certificação (de nível médio e de nível técnico).

MedioTec RO – Inscrições

Visto que o número de vagas é pequeno no estado, ocorrerá um processo de seleção. Foram estabelecidos pelo MEC alguns critérios centrais para priorizar estudantes em condição de vulnerabilidade social.

mediotec rondonia

Desse modo, terão prioridade para as vagas MedioTec RO 2017: os estudantes do ensino médio da rede pública beneficiados pelo Programa Bolsa Família; os estudantes que apresentam maior grau de vulnerabilidade social, índice que será determinado através da análise de aspectos socioeconômicos e sociodemográficos; e os estudantes que já estiverem cursando o segundo ou terceiro anos do ensino médio.

As inscrições MedioTec Rondônia 2017 ainda não foram abertas. De acordo com o calendário previsto pelo MEC, os estudantes poderão realizá-las entre julho e agosto, após a SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) definir as instituições ofertantes. O processo de inscrição e seleção será realizado pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) de Rondônia.

RO MedioTec Cursos

Os cursos MedioTec ofertados neste ano estão diretamente relacionados à demanda do mercado de trabalho local, facilitando o acesso dos estudantes a vagas de trabalho e de estágio. Em Rondônia, os cursos MedioTec RO abrangem somente as cidades de Cacoal e Rolim de Moura. Serão 125 vagas distribuídas em dois cursos técnicos: Edificações e Segurança do Trabalho.

A escolha do curso no qual se inscrever será de responsabilidade do aluno. Para orientar essa decisão, as instituições parceiras do MedioTec Rondônia e a SEDUC realizarão seminários de profissões, cujo intuito é apresentar os cursos oferecidos, suas perspectivas de atuação profissional, a expectativa de renda média e sua contribuição para a sociedade. Os seminários também deverão contemplar aspectos mais gerais dos cursos, de modo a auxiliar os jovens a escolher uma profissão de acordo com seus gostos e ambições pessoais.

mediotec ro

RO MedioTec Vagas

Abaixo você vê a relação de vagas RO MedioTec 2017 disponíveis, bem como os cursos ofertados:

CACOAL Técnico em Edificações MedioTec Cacoal 2017 50
ROLIM DE MOURA Técnico em Segurança do Trabalho MedioTec Rolim de Moura 2017 75
MedioTec Rondônia
5 (100%) 6 votos