Mediotec

MedioTec Rio Grande do Norte

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec RN 2017: saiba quais os cursos oferecidos e quando serão as inscrições MedioTec Rio Grande do Norte

Em 2016, o Governo Federal estabeleceu vários planos para o futuro da educação pública no país. A reestruturação do ensino médio a partir da medida provisória nº 746 – que institui uma política de fomento à implementação de escolas de ensino médio de turno integral – dispõe as bases nas quais o mais novo projeto do Ministério da Educação, o MedioTec, irá se posicionar. O MedioTec Rio Grande do Norte desenvolve-se partir do Pronatec; seu objetivo é oferecer vagas em cursos profissionais e técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio regular da rede de educação pública, proporcionando a formação técnica simultaneamente à formação básica.

MedioTec RN 2017 será possível através da parceria entre instituições de ensino técnico públicas e privadas, que ofertarão os cursos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Educação, o programa cria mais possibilidades de atuação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, que serão os principais beneficiários das vagas.

Em abril, o MEC recebe propostas das instituições privadas e estima-se que a lista completa de instituições e cursos seja divulgada em maio. Por enquanto, as informações disponíveis sobre o MedioTec 2017 RN foram lançadas no edital que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) divulgou em março. Nele, podemos ver os cursos técnicos e o número de vagas previstas para o estado em 2017. As instituições ofertantes, porém, só serão divulgadas em maio.

MedioTec RN 2017 – Informações

A escolha dos cursos técnicos disponibilizados em cada cidade do país levou em consideração as demandas do mercado de trabalho local, contribuindo para que os estudantes possam se inserir sem dificuldade em postos de trabalho para os quais foram formados. Além disso, o MEC estima que ocorra a parceria entre as instituições de ensino e as empresas de cada munícipio, de modo a criar vagas de estágio e, posteriormente, vagas de trabalho para os jovens profissionais.

MedioTec Rio Grande do Norte

Os cursos MedioTec RN 2017 serão totalmente gratuitos, compreendendo inclusive assistência estudantil e material didático aos estudantes selecionados. No fim do ano passado, foram destinados ao programa 700 milhões de reais para serem investidos em 82 mil vagas MedioTec 2017, que abrangem todo o país.

Poderão se inscrever no MedioTec RN 2017 os estudantes que atualmente estão cursando o ensino médio regular em uma escola pública e que apresentem menor ou maior grau de vulnerabilidade social e econômica. Os critérios para a seleção serão os seguintes:

  • Terão prioridade os estudantes cujas famílias participam do Programa Bolsa Família.
  • Terão prioridade os estudantes que estiverem cursando os últimos dois anos do ensino médio.
  • Terão prioridade os estudantes que apresentarem maior grau de vulnerabilidade econômica e social, definido por aspectos socioeconômicos e sociodemográficos.

MedioTec RN – Inscrições

As inscrições RN MedioTec 2017 ainda não foram abertas. No calendário previsto pela SETEC, a lista de cursos e instituições ofertantes final será disponibilizada em junho, e após essa etapa ocorrerão os processos de inscrição e seleção nos meses de julho e agosto. O início das aulas ocorrerá no segundo semestre deste ano, entre agosto e setembro.

Será de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação (SEDUCs) a realização da seleção e a inscrição dos estudantes interessados, de acordo com calendário estabelecido pelo MEC.

Antes de se inscrever, porém, é preciso saber se sua cidade será abrangida pelo MedioTec 2017. Veja abaixo a lista das cidades escolhidas para o MedioTec Rio Grande do Norte 2017:

  • Natal
  • São Gonçalo do Amarante
  • Mossoró

MedioTec RN Cursos

Os cursos MedioTec Rio Grande do Norte 2017 serão cinco, somando o total de 1.275 vagas distribuídas nas três cidades mencionadas acima (Mossoró, Natal e São Gonçalo do Amarante). Veja quais são eles:

  • Técnico em Mecatrônica
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Saúde Bucal

MedioTec RN Vagas

Os cursos escolhidos pelo MEC estão relacionados à demanda de trabalho que existe no estado. A sua duração será variável: no mínimo, um ano e, no máximo, dois anos e meio. Desse modo, o MedioTec Rio Grande do Norte facilita a inserção dos estudantes no mercado de trabalho formal e amplia sua formação, pois eles poderão acessar facilmente vagas de estágio na região.

MedioTec Rn

Abaixo você confere a relação completa dos cursos e vagas MedioTec RN de acordo com as cidades contempladas:

MOSSORÓ Técnico em Mecânica MedioTec Mossoró 2017 350
MOSSORÓ Técnico em Mecatrônica MedioTec Mossoró 2017 350
NATAL Técnico em Eletrotécnica MedioTec Natal 2017 100
NATAL Técnico em Enfermagem MedioTec Natal 2017 125
NATAL Técnico em Mecânica MedioTec Natal 2017 100
NATAL Técnico em Saúde Bucal MedioTec Natal 2017 75
SÃO GONÇALO DO AMARANTE Técnico em Eletrotécnica MedioTec São Gonçalo do Amarante 2017 75
SÃO GONÇALO DO AMARANTE Técnico em Mecânica MedioTec São Gonçalo do Amarante 2017 100
MedioTec Rio Grande do Norte
4.9 (97.5%) 8 votos