Mediotec

MedioTec Rio de Janeiro

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Rio de Janeiro: informações sobre os cursos, as vagas e as inscrições MedioTec RJ 2017

Após beneficiar milhões de brasileiros com o ensino técnico desde 2011 através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o Ministério da Educação lança esse ano outra iniciativa: o MedioTec Rio de Janeiro 2017. O programa tem como objetivo expandir a oferta de cursos de educação profissional técnica. Os beneficiários desses cursos serão estudantes do ensino médio da rede pública. Terão prioridade aqueles que apresentam condições de vulnerabilidade social.

O novo programa do Governo Federal irá contar com a parceria de instituições de ensino privadas e públicas. Estas ofertarão as vagas previstas no edital divulgado pelo MEC no dia 3 de março. No mesmo edital, constam informações detalhadas sobre as cidades contempladas pelo programa, os cursos que serão oferecidos em cada uma delas e a quantidade de vagas por curso.

Todas as vagas são de caráter gratuito e serão destinadas a alunos matriculados no ensino médio regular das redes públicas, tendo preferência aqueles que já concluíram o primeiro ano. O curso de ensino técnico ou profissional escolhido pelo aluno será, então, cursado simultaneamente ao ensino médio. Isso permite que os estudantes terminem ambos ao mesmo tempo e possam ingressar no mercado de trabalho.

Em abril, a SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) receberá as propostas das instituições privadas para o preenchimento das vagas. Já em junho, as informações finais sobre os cursos serão disponibilizadas para os estudantes interessados, que poderão realizar as inscrições MedioTec RJ entre julho e setembro.

MedioTec RJ 2017 – Informações

A reforma do ensino médio, que propõe a flexibilização da grade curricular, permite que o próprio estudante escolha em qual área de conhecimento deseja se aprofundar. Desse modo, o ensino médio aproximará os estudantes das demandas profissionais do mercado de trabalho, pois tornará o contato entre a área de interesse e a atuação profissional mais tangíveis.

No entanto, a implantação do novo ensino médio não deverá acontecer até 2018, já que ele depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por outro lado, já em 2017 serão oferecidas cerca de 82 mil vagas para o programa MedioTec.

mediotec rj

O MedioTec Rio de Janeiro 2017 foi formulado como uma maneira de gerar oportunidades para jovens estudantes cursarem o ensino técnico e profissional de forma gratuita, tornando mais rápida sua inserção no mercado de trabalho, visto que, após o término do ensino básico, eles já estarão qualificados para atuar na profissão de sua escolha.

MedioTec RJ – Inscrições

Os cursos RJ MedioTec 2017 contemplarão as cidades de Barra Mansa, Niterói e Rio de Janeiro. Na capital do estado é que será ofertado o maior número de vagas. Ela também contará com maior diversidade de cursos. É possível o estudante escolher entre ensino técnico em Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, Petróleo e Gás ou Química.

Já em Barra Mansa, o único curso disponível em 2017 será o de Segurança do Trabalho. Em Niterói, haverá duas opções: ensino técnico em Segurança do Trabalho e ensino técnico em Química. Maiores informações sobre as inscrições MedioTec 2017 RJ serão disponibilizadas em junho. Portanto, fique sempre atento ao portal do MEC.

mediotec rio de janeiro

RJ MedioTec Cursos

Você pode ver a relação dos cursos oferecidos pelo MedioTec Rio de Janeiro 2017 abaixo:

RJ BARRA MANSA Técnico em Segurança do Trabalho MedioTec RJ 2017 50
RJ NITERÓI Técnico em Química MedioTec RJ 2017 50
RJ NITERÓI Técnico em Segurança do Trabalho MedioTec RJ 2017 50
RJ RIO DE JANEIRO Técnico em Edificações MedioTec RJ 2017 50
RJ RIO DE JANEIRO Técnico em Eletrônica MedioTec RJ 2017 50
RJ RIO DE JANEIRO Técnico em Eletrotécnica MedioTec RJ 2017 150
RJ RIO DE JANEIRO Técnico em Mecânica MedioTec RJ 2017 75
RJ RIO DE JANEIRO Técnico em Mecatrônica MedioTec RJ 2017 50
RJ RIO DE JANEIRO Técnico em Petróleo e Gás MedioTec RJ 2017 50
RJ RIO DE JANEIRO Técnico em Química MedioTec RJ 2017 50

MedioTec RJ Vagas

As vagas RJ MedioTec 2017 para os cursos técnicos serão preenchidas por meio de um processo seletivo executado pelas Secretarias Estaduais de Educação (SEDUCs) entre junho e setembro deste ano. A seleção levará em conta aspectos sociodemográficos e socioeconômicos dos jovens. Terão prioridade aqueles que apresentam maior vulnerabilidade social.

MedioTec Rio de Janeiro
4.8 (96.36%) 11 votos