Mediotec

MedioTec Maranhão

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Maranhão: confira os cursos disponíveis para o MedioTec MA 2017

O MedioTec Maranhão 2017 oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos para estudantes do ensino médio da rede pública de educação. Serão 82 mil vagas e uma verba de 700 milhões de reais destinadas somente a 2017. O novo programa do Ministério da Educação (MEC) está diretamente ligado ao Pronatec e os resultados favoráveis obtidos nos últimos anos.

O MedioTec MA 2017 oferecerá aos jovens oportunidades de formação técnica e profissional gratuita e simultânea ao ensino médio. Ou seja, não será preciso abandonar a educação básica: o MedioTec será oferecido no turno inverso ao das aulas regulares, garantindo, assim, a permanência dos jovens na escola. Seu principal objetivo é justamente esse: oferecer a qualificação profissional em uma etapa na qual muitos jovens em situação de vulnerabilidade social sentem a necessidade de abandonar os estudos e adentrar o mercado de trabalho.

Com o programa, o governo federal acredita que esses jovens poderão conseguir vagas de trabalho mais favoráveis e de acordo com sua formação profissional. Além disso, o MA MedioTec 2017 será um ótimo combatente contra a evasão escolar e facilitará o período de transição entre a educação básica e o ingresso no trabalho formal, pois prevê a parceria entre as instituições de ensino e o setor produtivo de cada região para a criação de vagas de estágio.

MedioTec MA 2017 – Informações

Os cursos oferecidos pelo MedioTec Maranhão 2017 serão gratuitos, sendo que as instituições ofertantes também oferecerão assistência estudantil a todos os beneficiários. Sua duração será variável: a mínima é de um ano e a máxima, de dois anos e meio.

mediotec ma

Os cursos MedioTec MA serão cursados concomitantemente aos últimos dois anos do ensino médio, período em que a taxa de evasão escolar é maior. O curso técnico gratuito, portanto, se apresenta como uma resposta rápida, que facilitará o contato entre o estudante e o mundo de trabalho formal. Ao manter o estudante em turnos integrais de aula, acredita-se que ele já estará apto e mais bem preparado para adentrar o mercado de trabalho ao se formar.  

As informações fornecidas até agora pelo MEC acerca dos cursos MedioTec Maranhão 2017 encontram-se disponíveis no edital liberado pela Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), destinado às instituições de ensino privadas que desejam fazer parte da iniciativa. Pelo edital, é possível saber as cidades que serão contempladas pelo programa, a variedade dos cursos técnicos e o número de vagas oferecidas. No estado do Maranhão, apenas São Luís receberá o MedioTec em 2017.

MedioTec MA – Inscrições

Poderão se inscrever no MA 2017 Mediotec apenas estudantes do ensino médio da rede pública de educação. As inscrições MedioTec MA ainda não foram abertas. Segundo o cronograma previsto pelo MEC, elas poderão ser feitas a partir de julho na Secretaria Estadual de Educação do Maranhão, que fará também a seleção dos alunos inscritos. A previsão de início das aulas é para o segundo semestre deste ano.

O MA MedioTec 2017 priorizará estudantes em situações de vulnerabilidade social, contribuindo para processos de inclusão social. Esse índice será obtido através de aspectos sociodemográficos (região em que vive, etc.) e socioeconômicos (renda, etc.). Terão prioridade os jovens cujas famílias fazem parte do Programa Bolsa Família.

MA MedioTec Cursos

O MEC afirma que os cursos oferecidos em cada estado e município foram escolhidos de acordo com a demanda de trabalho da região, oportunizando aos jovens mais facilidade na busca por vagas de trabalho na sua área de profissionalização.

MedioTec Maranhão

A única cidade do Maranhão contemplada pelo programa em 2017 será a capital, São Luís. No entanto, isso não descarta a possibilidade de que o MedioTec se difunda para outras cidades nos próximos anos.

Serão oferecidas 2.025 vagas MedioTec MA distribuídas em 10 cursos técnicos diferentes. São eles:

  • Administração
  • Edificações
  • Eletrotécnica
  • Enfermagem
  • Informática
  • Logística
  • Mecânica
  • Radiologia
  • Redes de computadores
  • Segurança do trabalho.

MA MedioTec Vagas

Os estudantes poderão escolher o curso de sua preferência, levando em consideração suas habilidades e ambições pessoais. Já é possível ver a relação das vagas oferecidas em São Luís. Confira os números abaixo:

Técnico em administração MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em edificações MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em eletrotécnica MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em enfermagem MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em informática MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em logística MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em mecânica MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em radiologia MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em redes de computadores MedioTec São Luís 2017 200
Técnico em segurança do trabalho MedioTec São Luís 2017 225
MedioTec Maranhão
4.1 (82.22%) 18 votos