Mediotec

MedioTec Goiás

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Goiás: leia tudo sobre as vagas, cursos e inscrições do MedioTec GO 2017

Em 2017, o governo do Presidente Michel Temer já adotou várias medidas que devem alterar o cenário da educação pública no país. Após o grande debate envolvendo a medida provisória que flexibiliza a grade curricular do ensino médio, o Ministério da Educação, sob o comando do ministro Mendonça Filho, já deu mais um passo para reestruturar o sistema de ensino público atual: o MedioTec Goiás 2017, programa que oferecerá cerca de 82 mil vagas em cursos profissionais e técnicos para os estudantes que cursam o ensino médio regular.

Criado no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o objetivo do GO MedioTec 2017, segundo Eline Neves Braga, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), é “apoiar os estudantes da rede pública que optam pela formação profissional de forma concomitante ao curso regular a terminarem o ensino médio com a possibilidade de emprego na região onde moram.”

Os estudantes beneficiados pelo MedioTec terão aulas em turno integral, compreendendo o ensino médio e o ensino técnico, e poderão concluir os dois ao mesmo tempo, obtendo uma dupla certificação e tornando a transição do ensino básico para o mercado de trabalho mais rápida. Desse modo, o programa permite que os jovens optem por carreiras e vagas de trabalho formal para as quais foram qualificados durante a formação técnica.

MedioTec GO 2017 – Informações

O MedioTec já recebeu uma verba de R$ 700 milhões do Governo Federal, que serão destinados às Secretarias Estaduais de Educação (SEDUCs) – sob as quais ficará a responsabilidade de realizar a seleção e a inscrição dos estudantes interessados – e às fundações que oferecerem os cursos técnicos.

Instituições privadas e públicas abrirão vagas totalmente gratuitas para o MedioTec GO 2017, compreendendo assistência estudantil e material didático. Além disso, é previsto que aconteçam parcerias entre as instituições de ensino e as empresas de cada munícipio, de modo a gerar vagas de estágio e, posteriormente, vagas de trabalho aos estudantes.

De acordo com o edital divulgado pelo MEC no dia 3 de março, a escolha dos cursos técnicos disponibilizados em cada município levou em consideração as demandas do mercado de trabalho regional. Dessa forma, após formados, os estudantes poderão se inserir sem dificuldade em postos de trabalho para os quais foram qualificados.

mediotec goias

MedioTec GO – Inscrições

Podem se inscrever no MedioTec Goiás 2017 os estudantes que preencherem os requisitos abaixo:

  • Estar cursando o ensino médio regular em uma escola pública.
  • Apresentar menor ou maior grau de vulnerabilidade social e econômica.

Já os critérios para a seleção e o desempate dos candidatos serão os seguintes:

  • Terão prioridade os estudantes que estiverem cursando os últimos dois anos do ensino médio.
  • Terão prioridade os estudantes que apresentarem maior grau de vulnerabilidade econômica e social.
  • Terão prioridade os estudantes cujas famílias participem de programas sociais do governo, como o Bolsa Família.

mediotec go

As inscrições Goiás MedioTec 2017 ainda não foram abertas. No calendário previsto pela SETEC, a lista de cursos e instituições ofertantes final será disponibilizada em junho, e após essa etapa ocorrerão os processos de inscrição e seleção. As aulas têm previsão para iniciar apenas no segundo semestre deste ano, em agosto. Fique de olho na página do MEC para não perder nenhuma informação.

MedioTec GO Cursos

Os cursos MedioTec Goiás 2017 estão relacionados à demanda de trabalho da região. Serão cinco cursos, somando o total de 275 vagas distribuídas nas cidades de Goiânia, Niquelândia e Quirinópolis. Veja abaixo a lista detalhada:

  • Técnico em Informática
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Química
  • Técnico em Açúcar e Álcool
  • Técnico em Segurança do Trabalho

GO MedioTec Vagas

Abaixo você confere a relação completa dos cursos, número de vagas MedioTec GO e as cidades contempladas:

GOIÂNIA Técnico em Informática MedioTec GO 50
NIQUELÂNDIA Técnico em Eletrotécnica MedioTec GO 25
NIQUELÂNDIA Técnico em Mecânica MedioTec GO 25
NIQUELÂNDIA Técnico em Química MedioTec GO 25
QUIRINÓPOLIS Técnico em Açúcar e Álcool MedioTec GO 50
QUIRINÓPOLIS Técnico em Mecânica MedioTec GO 50
QUIRINÓPOLIS Técnico em Química MedioTec GO 25
QUIRINÓPOLIS Técnico em Segurança do Trabalho MedioTec GO 25
MedioTec Goiás
5 (100%) 4 votos