Mediotec

MedioTec Bahia

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Bahia 2017 – Veja as principais informações sobre o MedioTec BA 2017

Criado no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e em conformidade com as demais mudanças propostas recentemente para a rede pública de ensino, o MedioTec é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferecerá cerca de 82 mil vagas em cursos técnicos e profissionais gratuitos. Os beneficiários do MedioTec Bahia 2017 são os estudantes regulares do ensino médio das escolas públicas. Eles terão a oportunidade de realizar sua formação técnica simultaneamente aos últimos anos do ensino médio e em aulas presenciais.

MedioTec Bahia

O processo de seleção para as vagas do  MedioTec BA 2017 será feito pelas secretarias estaduais de educação (SEDUCs) e levará em conta os interesses pessoais do aluno, o ano que ele está cursando atualmente e aspectos sociodemográficos e socioeconômicos da sua família. Terão prioridade os estudantes que estiverem cursando o segundo e terceiro anos do ensino médio e aqueles que apresentarem maior grau de vulnerabilidade social.

Para a execução do programa, o Governo Federal receberá propostas de instituições de ensino privadas de todos os estados. Em parceira, estas e as instituições públicas tornarão o ensino técnico totalmente gratuito ao estudante, conferindo-lhe assistência estudantil e todo o material didático necessário. Além disso, o MedioTec Bahia 2017 também prevê a parceria com o setor produtivo de cada município atendido pelo programa, de forma a criar vagas de estágio e emprego para os futuros profissionais, tornando a inserção no mercado de trabalho mais rápida.

MedioTec BA 2017 – Informações

De acordo com edital divulgado pelo MEC no dia 3 de março de 2017, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) receberá as propostas das instituições privadas para os cursos MedioTec BA 2017 do dia 17 ao dia 24 de abril. Após essa etapa, a lista de cursos e instituições ofertantes será liberada para que as SEDUCs possam realizar a seleção e a pré-matrícula dos alunos em junho. As aulas têm previsão de início nos meses de julho e agosto.

Se você pretende se candidatar, é preciso ficar atento ao site do MEC e da SEDUC da Bahia. No momento, temos informações sobre os cursos ofertados, as vagas e as cidades do estado que eles contemplarão. Abaixo estão mais informações sobre as inscrições, os cursos e o número de vagas BA MedioTec.

MedioTec BA – Inscrições

MedioTec BA – InscriçõesSomente alunos matriculados no ensino médio da rede pública de educação poderão se inscrever para as vagas MedioTec Bahia 2017.

Os alunos que estão no segundo e terceiro anos do ensino médio terão prioridade, pois poderão obter o certificado do ensino básico e a qualificação profissional ao mesmo tempo e, desse modo, entrar no mercado de trabalho formal mais facilmente. O período previsto pelo MEC para as inscrições são os meses de julho, agosto e setembro.

BA MedioTec Cursos

Os cursos terão duração mínima de um ano. Eles serão focados no mercado de trabalho local, oferecendo aos jovens a oportunidade de profissionalização, estágio e vagas de trabalho após a conclusão do curso. A intenção do MEC é garantir o máximo de oferta para os estudantes do ensino médio regular brasileiro. O programa irá articular instituições privadas, institutos federais e o Sistema S (Sesc, Sesi e Senai).

Na Bahia, serão oferecidos nove cursos diferentes, contemplando as cidades de Camaçari e Salvador:

  • Técnico em EletromecânicaBA MedioTec Cursos
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Eletrônica
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Mecatrônica
  • Técnico em Química

MedioTec Bahia Vagas

Confira a lista completa das vagas por curso oferecidas em Camaçari e Salvador:

BA CAMAÇARI Técnico em Eletromecânica MedioTec Bahia 25
BA CAMAÇARI Técnico em Eletrotécnica MedioTec Bahia 25
BA CAMAÇARI Técnico em Segurança do Trabalho MedioTec Bahia 25
BA SALVADOR Técnico em Edificações MedioTec Bahia 50
BA SALVADOR Técnico em Eletromecânica MedioTec Bahia 50
BA SALVADOR Técnico em Eletrônica MedioTec Bahia 50
BA SALVADOR Técnico em Eletrotécnica MedioTec Bahia 100
BA SALVADOR Técnico em Informática MedioTec Bahia 175
BA SALVADOR Técnico em Mecânica MedioTec Bahia 50
BA SALVADOR Técnico em Mecatrônica MedioTec Bahia 50
BA SALVADOR Técnico em Química MedioTec BA 50
MedioTec Bahia
5 (100%) 10 votos