Mediotec

MedioTec Amazonas

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Amazonas: conheça os cursos e saiba como se inscrever no MedioTec AM 2017

Desenvolvido pelo Ministério da Educação, o MedioTec é o novo projeto do Governo Federal criado no âmbito do Pronatec. O MedioTec Amazonas 2017 oferecerá cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio das redes públicas de educação. A proposta é realizar a formação técnica dos estudantes concomitantemente à educação básica. Desse modo, de acordo com o novo ministro da Educação, Mendonça Filho, as chances dos jovens de adentrar o mercado de trabalho profissional serão expandidas.

Em 2017, o programa oferecerá cursos profissionalizantes a 82 mil estudantes em todo o Brasil. A oferta de cursos e as instituições participantes do programa serão escolhidas ao longo do primeiro semestre de 2017. A estimativa é que o resultado seja divulgado em junho, para então dar início ao processo de inscrição e matrícula dos estudantes em julho e agosto. O início das aulas é previsto para o segundo semestre.

As vagas MedioTec AM 2017 são destinadas a estudantes do ensino médio regular de escolas públicas, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social. Segundo o MEC, a oportunidade de ter o ensino técnico gratuito aumenta as chances desses jovens de obter posições mais favoráveis dentro do mercado de trabalho, diminui a evasão escolar e contribui para processos de inclusão social.

MedioTec Amazonas 2017 – Informações

O MedioTec será possível através da parceria entre instituições de ensino técnico públicas e privadas. No ano passado, o programa recebeu uma verba de 700 milhões de reais, destinados somente para o ano de 2017.

mediotec amazonas

Em abril, o MEC recebe as propostas das instituições privadas que desejam oferecer os cursos. Além de disponibilizar os cursos gratuitamente, essas instituições também arcarão com a assistência estudantil e o material didático.

No edital divulgado pelo MEC em março, já ficamos sabendo as cidades do estado que serão contempladas pelo AM MedioTec 2017, e também sobre o número de vagas e os cursos oferecidos. No Amazonas, apenas a capital, Manaus, será contemplada com vagas para o MedioTec AM em 2017. Serão 1.025 vagas distribuídas em dez cursos técnicos. Confira a lista completa de cursos:

  • Análises Clínicas
  • Automação Industrial
  • Eletrônica
  • Eletrotécnica
  • Enfermagem
  • Estética
  • Informática
  • Logística
  • Radiologia
  • Segurança do Trabalho

MedioTec AM – Inscrições

As inscrições MedioTec AM 2017 ainda não foram abertas. A inscrição e o processo de seleção serão feitos somente nos meses de julho e agosto, e as aulas só terão início em agosto e setembro. Poderão se inscrever os estudantes do ensino médio regular das redes públicas de educação.

mediotec am

Para contribuir com processos de inclusão social e gerar oportunidades aos jovens em situações de vulnerabilidade, durante a seleção terão prioridade os estudantes de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, assim como os jovens submetidos a outras vulnerabilidades e riscos sociais. Desse modo, para a seleção, terão prioridade:

  • Alunos que estejam no segundo ou terceiro anos do ensino médio.
  • Alunos com residência em regiões periféricas.
  • Alunos com maior grau de vulnerabilidade social, determinado por renda familiar, região em que vive, entre outros fatores.

A seleção será realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Fique de olho no site do MEC para mais novidades.

MedioTec AM Cursos

Os cursos AM MedioTec 2017 acontecerão no turno inverso ao das aulas regulares, e serão cursados simultaneamente aos últimos anos do ensino médio. A duração mínima é de um ano, e a máxima de dois anos e meio.

Os cursos oferecidos em Manaus estão relacionados à demanda de trabalho na região. Assim, o MEC espera que a transição do ensino formal para o mercado de trabalho seja facilitada, estimulando inclusive a criação de vagas de estágio e, posteriormente, vagas de trabalho para os profissionais.

AM MedioTec Vagas

Em Manaus, serão 1.025 vagas MedioTec Amazonas disponíveis para os estudantes. Veja a relação do número de vagas para cada um dos 10 cursos abaixo:

Técnico em Análises Clínicas MedioTec Manaus 2017 50
Técnico em Automação Industrial MedioTec Manaus 2017 275
Técnico em Eletrônica MedioTec Manaus 2017 150
Técnico em Eletrotécnica MedioTec Manaus 2017 50
Técnico em Enfermagem MedioTec Manaus 2017 150
Técnico em Estética MedioTec Manaus 2017 50
Técnico em Informática MedioTec Manaus 2017 150
Técnico em Logística MedioTec Manaus 2017 50
Técnico em Radiologia MedioTec Manaus 2017 50
Técnico em Segurança do Trabalho MedioTec Manaus 2017 50
MedioTec Amazonas
5 (100%) 7 votos