Mediotec

MedioTec Amapá

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Amapá: saiba tudo sobre os cursos disponíveis do MedioTec AP 2017 

O MedioTec Amapá é uma iniciativa do Ministério da Educação que surge a partir do Pronatec, programa do governo que oferece cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) acontece através da parceria entre redes federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, compreendendo também os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e as instituições privadas. Desde 2011, foram oferecidos cursos técnicos para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional, de escolaridade mínima variada.

Em contrapartida, os beneficiários do MedioTec AP 2017 serão apenas estudantes do ensino médio das redes públicas de educação. Inicialmente, o programa fornecerá 82 mil vagas em 2017 e abrangerá todos os estados do país e o Distrito Federal. Para o governo do Presidente Michel Temer, os cursos MedioTec AP funcionarão como catalisadores da reforma educacional conhecida como “novo ensino médio”, que modifica as bases curriculares do ensino médio em todo o país.

Conduzida pelo presidente e o atual ministro da Educação, Mendonça Filho, essa reforma propõe a formação integrada dos estudantes do ensino médio que, através do MedioTec, poderão cursar o ensino técnico/profissional ao mesmo tempo e terminar a educação básica prontos para adentrar o mercado de trabalho. Terão prioridade às vagas MedioTec os estudantes que se encontram em condição de vulnerabilidade social.

MedioTec AP 2017 – Informações

O MedioTec Amapá 2017 será oferecido por instituições de ensino públicas e privadas, seguindo o mesmo modelo do Pronatec. Essas instituições ficarão responsáveis por cobrir todos os custos do curso, assim como a assistência estudantil e o material didático.

mediotec amapá

Ao disponibilizar os cursos MedioTec AP, o governo oferece aos estudantes a oportunidade de concluir o ensino médio e o ensino profissionalizante ao mesmo tempo. Isto, é claro, implicará aulas em turno integral. O MedioTec acontecerá no turno inverso ao das aulas regulares.

Oferecendo aos estudantes várias opções de formação profissional, os cursos MedioTec Amapá foram escolhidos com base nas demandas do mercado de trabalho local. Isso, segundo o MEC, garantirá aos estudantes um posicionamento favorável no mercado de trabalho e também durante a sua formação, através da disponibilização de vagas de estágio.

MedioTec AP – Inscrições

Poderão se inscrever no AP MedioTec 2017 estudantes do ensino médio regular da rede pública de educação. As inscrições ainda não foram abertas, mas estima-se que poderão ser feitas entre junho e setembro deste ano. As aulas só terão início no segundo semestre, entre agosto e setembro. Para saber as datas definitivas, fique atento ao nosso site, divulgaremos aqui as novas informaçõe ao longo do ano.

mediotec ap

A seleção para as vagas MedioTec Amapá será feita pela Secretaria Estadual de Educação do Amapá, baseando-se em aspectos previamente definidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). Veja quais alunos terão prioridade para os cursos MedioTec AP:

  • Alunos que já tenham concluído o primeiro ano do ensino médio.
  • Alunos com maior grau de vulnerabilidade social, determinado por renda familiar, região em que vive, entre outros fatores.
  • Alunos cujas famílias são atendidas pelo programa Bolsa Família.

MedioTec AP Vagas

As vagas MedioTec AP estão distribuídas em 10 cursos técnicos e serão oferecidas na capital do estado, Macapá.  Elas somam 1.750 oportunidades para estudantes do ensino médio realizarem cursos técnicos totalmente gratuitos. Veja a relação entre os cursos e as vagas disponíveis:

Técnico em administração MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em edificações MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em eletrotécnica MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em enfermagem MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em informática MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em logística MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em mecânica MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em radiologia MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em redes de computadores MedioTec Macapá 2017 175
Técnico em segurança do trabalho MedioTec Macapá 2017 175

MedioTec AP Cursos

Os cursos MedioTec Amapá 2017 criam a oportunidade de escolha para os estudantes, que poderão levar em conta seus próprios gostos e inclinações pessoais na hora de escolher qual profissão seguir. Antes das inscrições, serão oferecidos seminários pelas instituições de ensino, com o objetivo de esclarecer algumas informações sobre cada curso – área de atuação, renda média, perspectivas de emprego, entre outros. Desse modo, espera-se que o estudante faça uma escolha consciente e de acordo com suas habilidades pessoais.

MedioTec Amapá
4.6 (91.11%) 9 votos