Mediotec

MedioTec Alagoas

Compartilhe o MedioTec!

MedioTec Alagoas: leia as principais informações já divulgadas sobre o MedioTec AL 2017

Aliado às demais reformas da educação propostas pelo novo ministro da Educação, Mendonça Filho, o Governo Federal acaba de divulgar seu mais novo projeto que oferecerá cursos técnicos gratuitos, o MedioTec. Similar, mas não igual ao Pronatec, o foco do novo MedioTec Alagoas 2017 são os estudantes do ensino médio da rede pública de educação. 700 milhões de reais já foram destinados ao projeto no ano passado. Agora, o Ministério da Educação (MEC) escolhe as instituições que irão sediar os cursos durante 2017.

Segundo as informações do MEC, o objetivo do MedioTec AL 2017 será incentivar os jovens que cursam o ensino médio regular a adquirir posições mais favoráveis no mercado de trabalho formal. Isso será possível através da qualificação profissional oferecida pelos cursos técnicos, que serão totalmente gratuitos. As instituições se encarregarão também de proporcionar assistência estudantil, material didático e vagas de estágio. Se escolhidos para participar do programa, os estudantes farão o ensino técnico simultaneamente ao ensino médio. O programa inova ao apresentar uma alternativa mais rápida de profissionalização para os jovens que estão prestes a concluir o ensino básico.

Em 2017, o MedioTec abrangerá todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Serão 82 mil vagas distribuídas em diversas cidades somente neste ano. No estado do Alagoas, apenas a capital será contemplada pelo programa, com 925 vagas distribuídas em dois cursos profissionalizantes. Poderão se inscrever apenas os estudantes do ensino médio regular. Durante a seleção, serão priorizados os alunos que apresentem maior grau de vulnerabilidade social.

MedioTec AL 2017 – Informações

Organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), o MedioTec está em fase de desenvolvimento e começará apenas no segundo semestre de 2017. Nos próximos meses a SETEC receberá propostas de instituições de ensino privadas para atender a demanda de vagas e cursos determinados pelo governo.

mediotec al

Segundo o edital publicado pelo MEC no dia 3 de março, relativo às instituições privadas que poderão enviar propostas para oferecer os cursos MedioTec Alagoas 2017, sabemos um pouco mais sobre as datas previstas para as inscrições do programa:

  • Abril – O MEC receberá as propostas das instituições privadas.
  • Maio – Divulgação do resultado final.
  • Junho – Disponibilização da lista de cursos e instituições ofertantes para as SEDUCs.
  • Julho – Inscrições e seleção dos estudantes.
  • Agosto e setembro – Início das aulas.

MedioTec AL – Inscrições

Poderão se inscrever no MedioTec Alagoas os estudantes do ensino médio regular das escolas públicas. As inscrições serão organizadas pelas Secretarias de Educação (SEDUCs) de cada estado após a liberação da lista final de instituições ofertantes.

Terão prioridade às vagas MedioTec AL 2017 os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Esse índice será estudado pelo MEC através de aspectos sociodemográficos (como a região em que o aluno mora – regiões periféricas terão prioridade) e socioeconômicos (como a renda da família – famílias que participam de programas sociais do governo, como o Bolsa Família, terão prioridade). Além disso, os alunos que já terminaram o primeiro ano do ensino médio também terão prioridade na seleção.

AL MedioTec Cursos

De acordo com o MEC, o objetivo dos cursos profissionalizantes é preparar os jovens para adentrar o mercado de trabalho formal ao mesmo tempo em que concluem o ensino básico e, dessa forma, diminuir a evasão escolar. Eles serão totalmente gratuitos, terão duração mínima de um ano e duração máxima de dois e meio.

mediotec alagoas

Os cursos oferecidos pelo MedioTec Alagoas 2017 foram estrategicamente escolhidos de acordo com a demanda de trabalho local. Dessa forma, acredita-se que a transição dos jovens desde a formação profissional até o mercado de trabalho será facilitada. O MedioTec AL também prevê a parceria entre as instituições de ensino técnico e as empresas da cidade, de forma a criar vagas de estágio para os estudantes e facilitar seu contato com o mundo profissional.

AL MedioTec Vagas

Os cursos MedioTec AL disponibilizados em Maceió serão apenas dois, somando 925 vagas. Veja quais são eles:

Técnico em Informática MedioTec Maceió 2017 825
Técnico em Segurança do Trabalho MedioTec Maceió 2017 100
MedioTec Alagoas
5 (100%) 7 votos